Translate

terça-feira, 26 de março de 2013

Espeleologia para todos

A espeleologia não é um bicho de sete cabeças ou "coisa de maluco" como muitos pensam. É uma ciência, claro, mas também é um excelente esporte de aventura. Não importa o fator idade, desde que seja praticado com inteligência e responsabilidade. Algumas pessoas terão mais ou menos dificuldade em praticar do que outras, além de fatores como o nível de dificuldade de cada caverna.

   Entrada da Gruta da Morena, Cordisburgo, Minas Gerais, vista do seu interior    Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Algumas exigirão material para rapel e técnica de escalada, mas outras, como a Gruta da morena, acima, pode ser visitada por estudantes, excursionistas e iniciantes, sem nenhum grande risco, bastando apenas curiosidade, gosto pela aventura e mistério, interesse pela ciência, pelo menos uma boa lanterna e, claro, um guia que conheça seus muitos túneis.

  Nível de rapel da Gruta das cruzinhas, Paraopeba, Minas Gerais. Evandro do grupo Speleo-titã    Foto: Daniel Carvalho Gonçalves


A Gruta das cruzinhas já é uma gruta com nível de dificuldade muito maior, sendo necessário conhecimento de espeleologia e técnicas de rapel. Sua visitação já não é aconselhável para excursionistas.
Mas haverá sempre espaço para quem ama a natureza e seus mistérios, além de toda história que esse patrimônio natural reserva. Por isso o Grupo de espeleologia Speleo-titã se preocupa, não apenas em estudar, mapear e fotografar essa beleza, mas em criar mecanismos que possibilitem sua preservação.

   Coluna, a união de um estalactite com um estalagmite, na Gruta de Santa Maria    FOTO: Daniel Carvalho Gonçalves




     Estalactite na Gruta do vale do coqueiro    FOTO: Evandro Carlos Ferreira dos Santos


Qualquer pessoa ou grupo de excursionistas que quiserem ter o prazer de conhecer qualquer dessas nossas preciosidades, pode contatar o grupo Speleo-Titã pelo e-mail speleotita@yahoo.com.br .
Teremos o maior prazer de dividir com vocês nossas experiências e conhecimentos. Um grande abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário