Translate

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Gruta da Santa Maria III

Por mais bem feita que fique uma fotografia, jamais conseguirá retratar a beleza de um lugar ou o encanto de um espeleotema.
Aconselho a todos os que gostam de espeleologia a conhecer esses lugares divulgados em nosso blog. Podem entrar em contato conosco através dos comentários ou através do e-mail speleotita@yahoo.com.br.
Os integrantes do grupo Speleo-Titã, ficarão muito satisfeitos em atendê-los.
A gruta da Santa Maria é um espetáculo que precisa ser preservado, uma vez que muita gente que vai até lá, vai com o intuito de retirar estalactites.
Vejamos um pouco mais desse espetáculo:

                                                                            Coluna

Na foto acima podemos nos maravilhar com essa coluna, que é o encontro de um estalactite ( pendente ) com um estagmite no piso da caverna. Pode-se ver também, e é facinante, gotas de água penduradas em minúsculas teias de aranha no teto da caverna, além de dezenas de estactites agrupados como se fossem uma fortaleza invertida. Não dá para explorar esse salão sem rastejar no guano e sair um pouco sujo por excrementos de morcegos. Mas vale demais a aventura. Essas fotos e essa experiência não tem preço.



Acima, outra surpresa sensacional, com um estactite tipo cortina à esquerda e Júnior e Daniel do Speleo-Titã verificando a possibilidade de continuação do túnel sequente, que por sinal, dá uma passagem muito apertada e que se abre um pouco mais á frente.
Muitas boas surpresas virão nos artigos seguintes. Não deixem de acompanhar.
Um grande abraço!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário