Quando o homem conhecer a natureza, aprenderá a respeitá-la e estará assim, preservando a sua própria espécie. Acreditamos que o conhecimento gera respeito e conscientização ecológica. Ao visitar algumas grutas vimos como o ser humano deteriora o ambiente pelo qual ele passa. São estalactites e estalagmites quebrados, arrancados como troféu por pessoas sem respeito pelas obras da natureza. São rabiscos nas paredes, deturpando a obra verdadeira. A maioria dessas pessoas não tem consciência do mal que estão causando. São, na verdade, mal orientadas e sem conhecimento específico sobre o tema. Por isso, insistimos em que o conhecimento gerará preservação. É este o nosso objetivo: levar às pessoas o conhecimento de nossas grutas, nossa natureza como um todo.
Pequena cachoeira no interior da Gruta da morena, Cordisburgo, Minas Gerais Foto: Daniel Carvalho Gonçalves
Encontramos lixo jogado no interior e no exterior de nossas grutas, deixam o lugar feio e pode até matar alguns animais que venham a ingeri-lo.
Nada como respeitar o ambiente que se visita, trazendo apenas fotos que representem nosso orgulho de ter estado ali. Nada como ter boas lembranças e boas histórias para contar, sabendo que quando outras pessoas visitarem o local ele ainda estará preservado e apenas modificado pelas mãos da natureza.
Foto: Evandro Carlos Ferreira dos Santos
Um grande abraço a todos os que amam espeleologia e se preocupam com a sua preservação!